2.1. Sobre as regiões do cérebro que dão suporte à leitura, enumere a segunda coluna (à direita) de acordo com a primeira (à esquerda), em relação ao papel de cada mecanismo.
Processamento dos esquemas fonoarticulatórios Processamento dos fonemas Reconhecimento visual e fonêmico das palavras Primeira triagem do material escrito captado por nossos olhos Busca da significação das palavras: Controle do foco de atenção na leitura
Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal Selecione uma opção Parietal Occipital primária Occipitotemporal ventral esquerda Temporal, parietal e frontal Temporal Frontal
2.2. À frente de cada tipo de representação, selecione a alternativa conforme a região cerebral (auditiva ou visual) em que são arquivadas.
1. Ataque 2. Traços das letras 3. Palavras faladas 4. Rima 5. Letras 6. Fonemas 7. Palavras escritas 8. Grafemas
Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual Selecione uma opção Região Auditiva Região Visual
2.3. Assinale a opção correta:
As palavras faladas são arquivadas no léxico As palavras escritas são arquivadas no léxico
2.4. Sobre o processo de decodificação fonológica, marque a opção incorreta.
   É o processo central da fase alfabética de desenvolvimento da leitura.   Requer para o seu desenvolvimento que o aprendiz tenha consciência dos fonemas e domínio do princípio alfabético.   É a conversão grafemas-fonema por meio dos processos de segmentação, conversão e fusão, que ocorrem ordem sequencial.   É utilizado para a leitura de palavras conhecidas.   O seu inverso é o processo de codificação fonológica.
2.5. Quando diante dos pares de palavras parecidas como ema e ame, por exemplo, a criança não mais lê [´ema] por ame, ou vice-versa, significa que ela... (marque a única opção incorreta).
   A criança não está fazendo leitura logográfica.   Possui representações ortográficas completas dessas palavras em termos da identidade e das posições dos grafemas que as constituem (ortografias opacas).   Acessa automaticamente a representação ortográfica (léxico ortográfico) e a pronúncia (léxico fonológico) dessas palavras (ortografias opacas).   Embora essas duas palavras partilhem exatamente as mesmas letras, a criança distingue ema de ame porque, sendo o nosso sistema de escrita da esquerda para a direita, o processo de decodificação, no caso de ema começa pela letra e e terminar pela letra a e é inverso para a palavra ame (ortografias transparentes).   Mostra leitura fluente, que dispensa o sistema de decodificação, mesmo para as palavras desconhecidas.
2.6. A diferença entre os sons de uma língua e fonemas é ... (marque a única opção correta).
   Os sons são mais abstratos que os fonemas.   Fonemas são as representações abstratas das classes de sons da língua.   Fonemas são o resultado da conversão dos sons da língua em grafemas.
2.7. O grafema é ... (marque a única opção correta).
   A menor unidade de uma palavra escrita.   A letra que corresponde a um fonema.   Uma letra ou grupo de letras que corresponde a um fonema.
2.8. Um fonema é ...(marque a única opção correta).
   A representação completa e estruturada de uma palavra falada.   A unidade abstrata subjacente às classes de sons que distinguem o significado das palavras orais em uma língua ...    A menor unidade de uma palavra falada.
2.9. A palavra PARE no sinal é frequentemente reconhecida pelos pré-leitores porque eles utilizam ... (marque a única opção correta).
   Processamento logográfico.   Decodificação.   Processamento lexical.
2.10. As representações ortográficas de um leitor fluente com um bom vocabulário se caracterizam por ... (Marque a opção incorreta).
   Terem suas bases (em nível de morfemas) estruturadas e organizadas, consistindo-se em sequências de grafemas ordenadas de um modo específico.   Serem necessárias para resolver ambiguidades, imprevisibilidade ou competitividade e irregularidades, mas apenas na decodificação.    Serem associadas às representações fonológicas estruturadas e organizadas das bases das palavras faladas correspondentes, isto é, representações das palavras como sequências de fonemas ordenados de forma específica.