TESTE A SUA APRENDIZAGEM



2.1. Sobre as regiões do cérebro que dão suporte à leitura, enumere a segunda coluna (à direita) de acordo com a primeira (à esquerda), em relação ao papel de cada mecanismo.

Processamento dos esquemas fonoarticulatórios

Processamento dos fonemas

Reconhecimento visual e fonêmico das palavras

Primeira triagem do material escrito captado por nossos olhos

Busca da significação das palavras:

Controle do foco de atenção na leitura















2.2. À frente de cada tipo de representação, selecione a alternativa conforme a região cerebral (auditiva ou visual) em que são arquivadas.

1. Ataque

2. Traços das letras

3. Palavras faladas

4. Rima

5. Letras

6. Fonemas

7. Palavras escritas

8. Grafemas



















2.3. Assinale a opção correta:


As palavras faladas são arquivadas no léxico


As palavras escritas são arquivadas no léxico




2.4. Sobre o processo de decodificação fonológica, marque a opção incorreta.











2.5. Quando diante dos pares de palavras parecidas como ema e ame, por exemplo, a criança não mais lê [´ema] por ame, ou vice-versa, significa que ela... (marque a única opção incorreta).











2.6. A diferença entre os sons de uma língua e fonemas é ... (marque a única opção correta).









2.7. O grafema é ... (marque a única opção correta).









2.8. Um fonema é ...(marque a única opção correta).









2.9. A palavra PARE no sinal é frequentemente reconhecida pelos pré-leitores porque eles utilizam ... (marque a única opção correta).









2.10. As representações ortográficas de um leitor fluente com um bom vocabulário se caracterizam por ... (Marque a opção incorreta).