1. Por favor, complete as lacunas nos parágrafos a seguir. a) Para ler bem (com fluência, precisão e compreensão) é necessário que a criança seja sistematicamente levada a automatizar o reconhecimento de dois tipos de traços que diferenciam as letras uma da outra. São eles: 1) os traços   e 2) os traços da das letras. A criança precisa ainda automatizar o reconhecimento dos 3) e seus valores 4) .
b) A maioria dos pesquisadores concorda que o problema fundamental de alunos com dislexia reside no desenvolvimento da 1) , em particular, da 2) , que é a 3) . Isto impede o desenvolvimento dos sistemas de 4) e de 5) , e, consequentemente, 6)
2. Uma das maiores dificuldades na alfabetização é ensinar os neurônios a assimetrizar. Por que isto ocorre? Marque a opção correta.   Porque os neurônios humanos não têm plasticidade para novas aprendizagens.  Porque os neurônios só aprendem através do estímulo resposta-recompensa.  Porque os neurônios, foram programados para descartar as diferenças de direção para a esquerda e para a direita e, por isto, deverão ser reciclados.  Porque a noção de esquerda e direita depende da internalização do esquema corporal.  Porque perceber a direção dos traços para a esquerda ou direita não interessa para o reconhecimento das letras. 3. A sílaba no Português Brasileiro (PB) é constituída de:   duas vogais.  uma e apenas uma vogal precedida e/ou seguida, ou não, por consoante(s).  uma vogal e de uma consoante obrigatória.  uma semivogal como centro silábico.  uma vogal e de uma semivogal obrigatórias. 4. É difícil separar as palavras na escrita porque:   a cadeia da fala é um contínuo em que não há silêncios separando as palavras entre si.  além de a cadeia da fala ser um contínuo, vocábulos muito frequentes são átonos e são percebidos muito fracamente.  além de terem pouca saliência perceptual, os vocábulos átonos se referem a noções gramaticais.  quando um vocábulo termina por consoante e o seguinte começa por vogal, ocorre reanálise silábica e as fronteiras entre os vocábulos desaparecem.  se o segmento final e o inicial dos vocábulos forem idênticos, ocorre reanálise silábica e as fronteiras entre os vocábulos desaparecem.
Nota: As atividades “2”, “3” e “4” foram retiradas, com permissão, de Scliar-Cabral (2013). Em caso de dúvidas, consulte a Introdução e os capítulos 7-8 da referida publicação.